domingo, 8 de agosto de 2010

O recesso escolar agora é prêmio para o professor?!?

http://diariodoprofessor.com/2010/07/14/o-recesso-escolar-agora-e-premio-para-o-professor/

por Declev Dib-Ferreira

Essa é boa.

O recesso escolar agora é prêmio para o professor!

Antigamente o professorado tinha uns três meses ou mais de merecidas férias. Um mês em julho mais dois a três no final e início de anos.

Depois, com a lei que passou de 180 pra 200 dias letivos obrigatórios, passamos a ter um “recesso” (não mais férias) de 15 dias no meio do ano, férias de um mês em janeiro, mais uns 10 a 15 dias em dezembro, por conta do “recesso” de natal e fim de ano.

Pode-se argumentar que todo trabalhador “normal” tem apenas um mês de férias por ano (com exceção dos deuses do poder judiciário, que não são “normais”…) e, contando tudo acima, são quase dois meses.

Mas, convenhamos, quem está em sala de aula diariamente cuidando de 30 a 60 crianças ou adolescentes tentando fazê-las estudar e aprender e não se materem uns aos outros, não tem um trabalho normal.

Corroborem comigo os pais e mães que não aguentam com umzinho ou dois adolecentes brigando dentro de !

Não é à toa que tem tantos professores em licença médica, seja por problemas na voz, por problemas psiquiátricos ou outros. Trabalhar com alunos não é fácil, é extremamente desgastante.

Considere os dias pingados que não se tem aula por conta de um monte de coisas, tais quais chuvas, feriados, tiroteios ou falta de água, e os 200 dias letivos tornam-se absolutamente apertados num ano de 365 dias. Mesmo em ano bissexto…rs!

Por conta disso, a secretaria de educação do município do Rio nos dá – só ela e há muito , desde que eu entrei aqui – apenas 5 dias de “recesso” no mês de julho. Juntando com o final de semana temos uma semana de descanso no meio do ano, após mais de 5 meses de trabalho e com mais quase cinco meses pela frente.

As outras secretarias de educação – por experiência própria, a de Niterói; por amigos, a Estadual do – nos dão 15 dias de descanso merecido, ou seja, duas semanas.

Aí eu leio a pérola abaixo, recebida por email, fidedigna:

ATO DA SECRETÁRIA

RESOLUÇÃO SME Nº 1083 , DE 12 DE JULHO DE 2010.

Dispõe sobre o expediente nas escolas da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino no período de 26 a 31 de julho de 2010.

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor e CONSIDERANDO os bons resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) alcançados pelas escolas públicas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, do que resulta a oportunidade reconhecer os Profissionais de Educação,

RESOLVE:

Art. 1.º As escolas da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro não terão expediente, permanecendo fechadas, no período de 26 a 31 de julho de 2010.

Parágrafo Único – Para os Profissionais de Educação, lotados nas unidades a que se refere o art. 1º que não estiverem em gozo de férias, este período será considerado recesso escolar.

Art. 2º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 12 de julho de 2010.

Claudia Costin

Perceberam a falta de ética, o oportunismo, o descaramento, a sacanagem, a cara de pau, a brincadeira com coisa séria?

Eu não editei em nada o texto, ele veio exatamente assim.

Vou repetir a parte do óleo de peroba oportunista:

CONSIDERANDO os bons resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) alcançados pelas escolas públicas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, do que resulta a oportunidade reconhecer os Profissionais de Educação,

Ou seja, para a secretária de educação do município do Rio de Janeiro, esses minguados 5 dias de “recesso” é um “prêmio” em “reconhecimento” aos profissionais de educação que fizeram um bom trabalho aumentando o ideb!

Somente “considerando” os “bons” resultados no ideb, ela “resolve” suspender o expediente das escolas durante uns 5 dias!!

Aquilo que já ocorre há dezenas e dezenas de anos agora é nos “dado” em reconhecimento pelo bom trabalho!!!

E sabe o pior de tudo? É ler no twitter um “agradecimento” à secretária pelo recesso…

Me desculpem os bons (e boas!) colegas, mas ô categoria de merda!

Declev Reynier Dib-Ferreira
Indignado

Nenhum comentário:

Postar um comentário