terça-feira, 10 de agosto de 2010

Concurso premia produções sobre valores

http://www.pnud.org.br/educacao/reportagens/index.php?id01=3536&lay=ecu

Reportagens
Brasília, 09/08/2010

Trabalhos sobre temas como compreensão, respeito, responsabilidade e tolerância podem ser inscritos na competição Valores Fora do Eixo

BRUNO MEIRELLES
da PrimaPagina

Estão abertas as inscrições para o concurso Valores Fora do Eixo, que vai premiar produções artísticas que enfatizam temas como compreensão, respeito, responsabilidade e tolerância. A competição tem por objetivo incentivar a prática e gerar reflexão sobre estas ações, que serão o assunto do RDH (Relatório de Desenvolvimento Humano) Brasil 2009/2010.

O evento é resultado de uma parceria entre o PNUD e o Circuito Fora do Eixo, rede de intercâmbio entre profissionais da cultura, como atores e músicos, espalhados por cerca de 50 municípios.

Flavio Comim, coordenador do RDH do país, explica a importância dos valores que são o tema da competição. “Eles funcionam como guias das nossas ações, orientam nossa conduta. A ausência deles implica dificuldades para promover a justiça social. Por exemplo, para melhorar a educação, é necessário incrementar a convivência nas escolas. Já no caso da violência, é necessário trabalhar esses valores na família, que é a base do problema.”

O PNUD selecionou o tema do relatório brasileiro após uma consulta popular e aberta que fez a seguinte pergunta a cerca de 500 mil pessoas: “O que deve mudar no Brasil para sua vida melhorar de verdade?”.

Segundo Ricardo Jatobá, um dos organizadores do concurso, os pontos em comum entre a carta de princípios do Circuito Fora do Eixo e a campanha Mostre o Seu Valor, através da qual o PNUD busca estimular a reflexão sobre o tema do RDH, motivaram a parceria.

“O que mais chamou nossa atenção é o pessoal do circuito falar em substituirmos o valores de individualismo pelos de associativismo e coletivismo, que é uma das coisas que buscamos com a campanha”, afirma.

Regulamento

As produções podem ser apresentadas nos idiomas português e espanhol. Estes últimos, porém, devem ter legenda ou tradução em português. Os interessados em participar devem ler o regulamento e preencher a ficha de inscrição disponível no endereço www.valores.foradoeixo.org.br e enviá-la por email para mostreseuvalor@foradoeixo.org.br até 2 de setembro.

Os artistas podem concorrer com trabalhos de música, literatura, cinema e artes visuais, que incluem desenho, design, gravura, escultura, grafite, ilustração, moda, colagem, montagem, pintura e poesia visual. Dúvidas sobre o envio de produções podem ser sanadas pelo telefone (61) 3038-9105 ou pelo regulamento, publicado no site do concurso.

Uma comissão formada por representantes do PNUD, do Circuito Fora do Eixo e por profissionais de reconhecida atuação em cada categoria irá avaliar os trabalhos, levando em conta sua adequação ao tema e o seu valor artístico. O resultado sairá até 14 de setembro.

As produções vencedoras terão divulgação feita por meio das empresas parceiras do PNUD no RDH e receberão destaque no site oficial do concurso e no da campanha Mostre Seu Valor (www.mostreseuvalor.org.br). Além disso, participarão de ao menos cinco festivais do Circuito Fora do Eixo, entre setembro e dezembro.

================================================

http://www.pnud.org.br/cidadania/reportagens/index.php?id01=3533&lay=cid

São Paulo, 03/08/2010
PNUD divulgará índice de valores humanos
Indicador inédito será apresentado em Brasília na próxima terça, com terceiro caderno do Relatório de Desenvolvimento Humano Brasil

da PrimaPagina

O PNUD vai divulgar na próxima terça-feira (10) o terceiro caderno do Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) Brasil 2009/2010. A publicação trará sugestões de políticas públicas para promoção de valores humanos e divulgará um indicador inédito, o IVH (Índice de Valores Humanos).

O IVH terá as mesmas três dimensões do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): saúde, conhecimento e padrão de vida. Assim como o indicador calculado e divulgado anualmente pelo PNUD, ele vai variar de 0 a 1 (quanto mais próximo de 1, maior). O cálculo é baseado em entrevistas feitas pelo Instituto Paulo Montenegro, ligado ao Ibope.

“O IDH foca resultados. O IVH desloca a atenção dos resultados para os processos”, afirma Flávio Comim, economista do PNUD e organizador do relatório. “O novo índice retrata a vivência das pessoas e a opinião da sociedade sobre essas vivências.”

O caderno será apresentado em Brasília, e faz parte de uma série de publicações ligadas ao RDH Brasil 2009/2010. Na primeira etapa da elaboração do relatório, foram coletadas respostas de 500 mil pessoas, durante a campanha Brasil Ponto a Ponto. Todas responderam à questão “O que deve mudar no Brasil para sua vida melhorar de verdade?”.

A partir das respostas, ficou definido que o assunto seriam “valores”. Já em uma segunda etapa, o PNUD encomendou uma pesquisa ao Ibope para averiguar quais eram, na avaliação dos brasileiros, os valores mais importantes.

==================================================

http://www.pnud.org.br/administracao/reportagens/index.php?id01=3531&lay=apu

João Pessoa, 05/08/2010
Rede pró-ODM quer mais capacitação na PB
Movimento Nós Podemos Paraíba pretende defender treinamento e renda junto ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

DANIELLE BRANT
da PrimaPagina

O movimento Nós Podemos Paraíba, que reúne 77 organizações empresariais e do terceiro setor, além de instituições do governo, vai priorizar a defesa de políticas de capacitação em sua atuação no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Paraíba.

A estratégia proposta é mesclar treinamento com garantia de ocupação e de renda, segundo a coordenadora do movimento, Núbia Gonçalves. “Capacitar é muito importante, desde que você atenda às necessidades do estado e gere renda para os trabalhadores”, afirma ela, que ressalta que estimular a criação de emprego é um fator fundamental para reduzir as desigualdades sociais.

O Nós Podemos Paraíba, um dos frutos estaduais da campanha nacional em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, foi convidado em maio, pelo governo paraibano, a ocupar um assento no conselho.

“Os integrantes do conselho viram que o movimento tinha uma missão maior, que poderia contribuir muito para o desenvolvimento das políticas públicas e também para a melhoria das questões da Paraíba”, afirma Núbia, que representa a entidade no órgão estadual. “A palavra do movimento representa um conjunto, uma decisão de organizações diferenciadas, o tempo que levaria para tratar com cada uma isoladamente seria bem maior. O movimento tem força aglutinadora de representação e é um grupo de pressão”.

O grupo também pretende defender outros pontos no conselho, como melhoria da assistência técnica para a agricultura familiar, reforço ao apoio às micro e pequenas empresas e fortalecimento da aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente .

Outro foco de atenção do grupo é o combate às drogas no estado, principalmente ao crack. “Ele está muito presente na vida da população daqui, tanto nas classes mais ricas quanto nas mais pobres”, afirma a coordenadora do Nós Podemos Paraíba. Em vez de criar novas ações, a ONG prefere apoiar campanhas já existentes, como a Crack Nunca Mais, e apostar na força das redes sociais para mostrar como essa droga é devastadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário