quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Execução do Hino é elogiada nas escolas

http://auniao.pb.gov.br/v2/index.php?option=com_content&task=view&id=28477&Itemid=74

Execução do Hino é elogiada nas escolas

24 de setembro de 2009

Diretores e alunos de estabelecimentos privados e públicos creem que a obrigatoriedade de cantar o Hino Nacional resgatará sentimento patriótico e valoriza o civismo

Guilherme Cabral
Repórter

Diretores e estudantes de escolas públicas e particulares em João Pessoa aprovaram a lei que obriga a execução do Hino Nacional uma vez por semana, de autoria do deputado federal Lincoln Portela (PR-MG), sancionada pelo presidente em exercício José Alencar, e em vigor desde ontem, com a publicação no Diário Oficial da União dessa terça-feira (22). Os dirigentes acreditam no resgate da valorização do sentimento patriótico.

"Acho muito importante essa medida, até porque os jovens não sabem, sequer, cantar o Hino Nacional", disse a coordenadora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Baptista de Mello, Lia Dantas Donato. Segundo ela, "a obrigatoriedade da execução do Hino vai valorizar o civismo".

Ela informou que a previsão é de que o Hino Nacional comece a ser executado na escola - localizada no conjunto Mangabeira VII - uma vez por semana, a começar na próxima segunda-feira, e sempre nesse dia, convocando os alunos a se perfilarem antes do início das aulas para o hasteamento da bandeira do Brasil.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Índio Piragibe, situada no mesmo conjunto habitacional também vai executar o Hino: "Pretendemos agrupar os alunos no pátio às 7h45m, ou seja, antes de começar a segunda aula, para iniciar o canto", disse a vice-diretora do colégio, Jeane Rodrigues.

O diretor Administrativo do Colégio Decisão, localizado em Mangabeira - Fábio Palmeira, aprova a medida. "Acho legal, pois acredito que servirá para resgatar o vínculo com o patriotismo, perdido por causa de problemas existentes no país, como os atos de corrupção".

O estudante Rodrigues Sabino da Silva concordou com a obrigatoriedade de se cantar o Hino Nacional na escola. "Eu mesmo não sei totalmente a letra e, com as repetições, poderei memorizar", disse ele, acrescentando que isso vai estimular, entre os alunos, o interesse pelos valores cívicos.

A aluna Jordana Oliveira Pereira também considerou "positiva" a medida, justificando que isso "deverá levar os estudantes a começar a ter um sentimento de amor à pátria".

Nenhum comentário:

Postar um comentário