sábado, 31 de julho de 2010

O Norte – Estudantes aprovam sistema de cotas

http://www.jornalonorte.com.br/2010/07/30/diaadia2_0.php

Primeiro Caderno | Dia-a-dia
Edição de sexta-feira, 30 de julho de 2010

Alunos de escolas públicas consideram positiva a mudança no PSS 2011 da UFPB, anunciado na quarta
Lucilene Meireles // lucilenemeireles.pb@dabr.com.br

Estudantes e professores comemoraram a decisão do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que estabeleceu 25% das 7732 vagas para os sistema de cotas. O percentual representa 1933 vagas destinadas a portadores de deficiência (5%), indígenas (0,29%) e 56,25% aos que se consideram pardos e pretos. Mestres e aprendizes lamentam, no entanto, que apesar de aumentarem as chances de entrada dos estudantes da rede pública de ensino na universidade, as mudanças representam a baixa competitividade destes alunos em relação aos que estudam na rede privada.


Marcia Raquel e a amiga Aline Carla Pereira se preparam para o vestibular Foto: Alessandro Assunção/ON/D.A Press
Candidata a uma vaga no curso de Arquitetura, a aluna do 2º ano Aline Carla Pereira Rodrigues, 15, acredita que terá mais oportunidade de garantir sua vaga na UFPB com a novidade, mas tem certo receio em relação ao sistema de cotas, medo de ser vista como incapaz de concorrer com os demais. "Na verdade, acho que o ensino público é deficiente e isso nos deixaum pouco atrás de quem sai das escolas particulares. É claro que falta interesse do aluno, e é preciso mais preparo dos professores, sem falar nas greves que atrapalham demais nosso desempenho. Mas, a realidade é esta", observou. O presidente da Coperve, João Lins, concorda com a opinião da estudante. "O aluno tem que estudar, se empenhar. E a escola precisa melhorar o ensino oferecido", sugeriu.

A aluna do 2º ano Márcia Raquel Félix da Costa, 16, que pretende cursar Administração, considera a mudança positiva. "Antes a maioria das vagas era preenchida por alunos de escola privada. Agora, acho que será mais fácil garantir uma vaga na universidade", observou. Por outro lado, o professor de uma escola pública em João Pessoa Tomaz Passamani entende o sistema de cotas como "um jeitinho". "É muito mais fácil jogar algo que aparenta solucionar o problema quando, na verdade, a solução seria uma educação de qualidade. É como um antitérmico que acalma a febre, mas não ataca a causa", comparou. Mesmo assim, ele acredita que a nova regra vai aumentar o número de alunos da rede pública de ensino na universidade. "A solução, no entanto, seria investir numa qualidade maior do ensino", completou.

Além destas mudanças, as novas regras do Processo Seletivo Seriado acabaram alterando o período de inscrições para o concurso. Marcadas inicialmente para acontecer entre 10 e 29 de agosto foram adiadas para setembro. O edital, que ainda não ficou pronto, trará a data específica. As provas, geralmente realizadas nos meses de novembro e dezembro, vão acontecer nos dias 5 e 6 de dezembro - primeira etapa - e 9 e 10 de janeiro de 2011 - segunda fase.

João Lins explicou que, no caso da aplicação das provas, as novas datas levam em conta que o Ministério da Educação (MEC) marcou para o dia 21 de novembro as provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) que vão acontecer em escolas da rede pública que seriam utilizadas, na mesmo data, para a prova do PSS 1. Também seria impossível realizar as provas antes do dia 21 de novembroe nos dias 28 e 29 de novembro. Nos dois últimos, estarão sendo aplicadas as provas do vestibular da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Sobre isso, as estudantes afirmam que tem um lado bom e outro nem tanto. "Vai ser bom porque teremos mais tempo para estudar. Só que, com a segunda etapa acontecendo em janeiro, vai ser justamente no período em que estaremos de férias. Atrapalha um pouco o lazer, porque vamos ter que parar para estudar", disse Márcia. No PSS 2011, ambas farão as provas relativas ao 1º e 2º ano.