terça-feira, 27 de abril de 2010

Calendário de Reposição prevê aulas até 30 de dezembro e nos sábados

Recesso de Junho será suspenso, exceto os dias que antecedem os feriados juninos.

A Secretaria de Educação e Cultura do Estado divulgou na tarde de ontem (26) o calendário de aulas da rede estadual de ensino. Segundo o novo cronograma o período letivo de 2010 irá se entender até o dia 30 de dezembro, e as férias do meio do ano serão suspensas. Havendo aula durante todo o mês de junho, inclusive nos cinco dias do período junino, sendo facultativas as atividades nos dias 23, 24 e 28 de junho, véspera e dia de São João e véspera de São Pedro, respectivamente.

Além das aulas no período junino e em julho, ficou definido, também que haverá aula em 12 sábados alternados até o mês dezembro/2010, para os estudantes do período diurno e durante 16 sábados á noite. O termino do ano letivo 2010 será no dia 30 de dezembro, com a aplicação das últimas provas finais.

Segundo o Secretário Sales Gaudêncio, a secretaria irá fiscalizar todas as escolas para que seja cumprido o novo calendário letivo nos dias previstos, inclusive poderá ir pessoalmente a algumas instituições de ensino.

O novo cronograma foi definido em reunião que contou com a colaboração de representantes do SINTEP – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba e da APLP – Associação dos Professores com licenciatura plena da Paraíba (APLP). Para que fosse garantido o período letivo com 200 dias de aula, como determina o Ministério da Educação, O SINTEP apresentou um calendário que foi aprovado pelo secretário de educação.

Segundo Gaudêncio “caso não seja respeitada a determinação, a ordem é colocar falta nos professores que não forem dar aula”, concluiu.

A ordem de serviço com o novo calendário de aulas da rede estadual deverá ser publicado nos próximos dias no Diário Oficial.

Emanuel Ramalho

Assessoria de Imprensa do MEB

domingo, 25 de abril de 2010

Presidente do MEB visita escola no interior da Paraíba

A Presidente do Movimento Educacionista do Brasil (MEB), Profª. Maria Rachel Coelho visitou na manhã da última sexta-feira (16) a Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida no Município de Bananeiras, a 123 quilômetros de João Pessoa. Maria Rachel foi a convite do Profª. José Aylton, que leciona na escola a mais de quatro anos.

Maria Rachel estava acompanhada da diretora financeira do MEB, Janette Jane, que foram recebidas pelos alunos, professores e funcionários da escola, além da secretária de educação do município Gilvanisa Maia Martins.

A Profª. Maria Rachel em sala de aula, falou sobre a cultura indígena e suas experiências vividas em diversas aldeias do país. Rachel também falou sobre os projetos do Movimento Educacionista do Brasil no estado da Paraíba. Rachel disse que a partir de agora o MEB pretende desenvolver projetos para melhoria e reforma da Escola. Um dos ponto de maior dificuldade é a acessibilidade do local, que fica entre sítios na zona rural da cidade de Bananeiras.

A secretária de educação, Gilvanisa Maia, disse que poderão ser feitas parcerias com MEB para melhoria da educação na Escola Municipal Nossa Srª. Aparecida.

Ao final, a Profª. Maria Rachel distribuiu balas e pipocas para os alunos.

Na Paraíba o MEB através do Núcleo Educacionista Afonso Pereira, desenvolve alguns projetos na Escola Estadual Olivina Olívia Carneiro da Cunha, adotada a menos de um ano. Um deles é o Jornal Eureca, informativo da escola com mais de três mil exemplares a cada edição, produzido pelos próprios alunos com apoio do MEB. Outro projeto é a revitalização da Portão Principal da Escola, sendo a escola tombada pelo Patrimônio Histórico Artístico e Cultural da Paraíba.

Assessoria de Imprensa do MEB